Meu primeiro encontro com JK

Numa daquelas tardes cinzentas, tristonhas e no entanto auspiciosas, recordo sempre Paris dos anos 60 e especialmente, o dia em que fui apresentada ao presidente JK ! O presidente fez umas perguntinhas e escutou atentamente as respostas.

Despertou o médico. Fez-me confessar que também eu fôra exilada.

Casada com um francês, de fato, eu estava permanentemente aprendendo a viver afastada da minha terra, dos meus hábitos e da minha família. Aliás, eu já tinha reparado que para os europeus daquele tempo, meados do sec. XX, os americanos do sul eram considerados criaturas selvagens incultas, tal como tinham sido descritos nos anais dos nossos descobridores. Assim como a povoação dos estados unidos, em grande parte segundo se acreditava, era composta de cow-boys.

O presidente fitava-me com seu olhar bondoso, incitando-me a continuar e eu, intimidada, ciente de estar diante de uma pessoa de valor excepcional, a quem eu gostaria de ter sabido agradecer a impressionante qualidade de ser humano que demonstrou ouvindo-me, falando-me com simplicidade, com total compreensão da minha situação.

Numa altura porém, em que se achava profundamente magoado, triste por ter sido tratado com tanta injustiça por aqueles que lhe infligiram a cruel e absurda humilhação de residir fora da sua pátria.

Sem sequer se lembrarem do trabalho gigantesco que JK realizou nos diferentes cargos que ocupara durante longos anos a fim de criar as melhores condições de expansão para o país e para a futura capital, culminando com o imenso sucesso de Brasília. Reconhecido mundialmente como um grande chefe de estado, o presidente JK era e ainda é estimado e venerado pelo povo brasileiro.

O presidente JK foi um homem de bem.

Maria Alice Berengas

Sobre GeoFilmes Produções

www.geofilmes.com.br
Esse post foi publicado em comentários sobre o filme. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

